
Sesi e Ballet Cristina Rocha apresentam espetáculo natalino O Quebra Nozes
A obra de Tchaikovsky será apresentada pela segunda vez em Boa Vista. O evento acontece no dia 29 de novembro (sábado), às 20h, no Palco Velia Coutinho (Complexo Ayrton Senna). O elenco envolve a participação de mais de 100 bailarinos da Academia de Dança Cristina Rocha e de 20 educandos da oficina de balé da Casa de Timóteo, estes, assim como no ano passado, terão todo o figurino patrocinado pelo Sesi-RR.
A direção coreográfica está a cargo da bailarina Cristina Rocha, os figurinos e adereços são de Olga Sampaio, Eunice Xavier e Dilene Rocha e a cenografia e adereços cênicos do artista plástico Bartô.
O espetáculo está sendo preparado desde a finalização da primeira apesentação, que aconteceu em dezembro do ano passado. Os ensaios, figurinos e pesquisas para a montagem obedecem aos mais rigorosos padrões internacionais.
A atração nacional do evento será a participação do bailarino André Souza, reconhecido internacionalmente e que pela primeira vez dividirá o palco com a bailarina de Roraima, Ana Gabriela Siqueira, da escola Cristina Rocha.
A Coordenadora da Unidade de Lazer do SESI - RR, Waldeth Gondim explicou que, o SESI sempre teve o compromisso cultural e social com a população de Roraima. “Essa iniciativa representa a valorização e o acesso a arte, pois, qualquer pessoa, independente da classe social poderá prestigiar gratuitamente esse evento, que é um clássico conhecido mundialmente”.
Para Cristina Rocha, a parceria entre o SESI e a Academia de Dança é uma honra. “É uma parceria inédita. Nunca houve na história de Roraima uma instituição que desse tanta credibilidade a arte da dança”, explicou.
O evento conta com o patrocínio do Governo de Roraima, Prefeitura de Boa Vista, e Sebrae e com o apoio do Hotel Aipana Plaza, Mr tur, Perin Veículos e Arroz Itikawa.
O Quebra Nozes
Trata-se de um balé natalino, inspirado na obra de Tchaikovsky, que retrata uma festa de Natal da alta burguesia, em que uma garotinha chamada Clara, recebe de seu padrinho um boneco quebra-nozes. Ao final da festa, Clara volta à sala para ver o seu presente e acaba adormecendo.
A menina sonha que um exército de ratos está invadindo o salão, e o Quebra Nozes ataca os ratos com um exército de soldadinhos de chumbo. O Rei dos ratos fere o Quebra Nozes que desarmado está prestes a perder a batalha, quando Clara o salva.
Ela sente a presença do padrinho, que num passe de mágica, transforma o boneco em um príncipe. Este a conduz ao Reino das Neves, e depois ao Reino dos Doces, onde vive a Fada Açucarada, que a homenageia com uma grande festa.
Acontece então, uma sucessão de danças de diversas regiões e outras que simbolizam os doces, as flores e, por fim, o grande Adágio, quando a fada dança com o príncipe. Em seguida, a menina sente-se sonolenta e retorna ao sono profundo. Na manhã seguinte, Clara é encontrada dormindo sob a árvore de Natal, abraçada com seu Quebra Nozes.
Revistadestak